• 3 é Par

Inovação em Iniciativas Sociais

INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO é o trabalho de identificação de soluções mais eficazes e que agregam valor para as pessoas afetadas por desafios do desenvolvimento - pessoas, governos, usuários e clientes. A United Nations Development Programme¹ acredita que a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) contribui para o investimento calculado em novas maneiras de transformar e desencadear mudanças.


Para isso, o sistema das Nações Unidas deve investir, constantemente, em INOVAÇÃOna sua programação para continuar perpetuando incentivos, boas práticas  e resultados ao mundo. Mas como inovar em iniciativas sociais?

Compartilhamos com vocês os nove princípios de inovação estabelecidos pelo United Nations Development Programme em parceria com outras entidades no mundo².


1: DESENHE COM O USUÁRIO, garantindo que sejam envolvidos no planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação da "solução".


2: COMPREENDA O ECOSSISTEMA EXISTENTE, explorando redes e comunidades semelhantes e alinhando as políticas legais e regulatórias desse ecossistema à solução.


3: ESCALABILIDADE, sendo personalizável a outros contextos e identificando o impacto antes mesmo de dimensionar a solução. Outro ponto importante é empregar uma abordagem de "sistemas" para o projeto, considerando as suas implicações para além de um projeto imediato.


4: CONSTRUIR PARA A SUSTENTABILIDADE, planejando-a desde sua saúde financeira de longo prazo à avaliação de custo total do projeto (incluindo custos não financeiros).


5: SEJA DIRIGIDO POR DADOS, usando informações em tempo real para monitorar e informar as decisões de gerenciamento em todos os níveis, assim como aproveitar dos dados para mensurar marcos com foco nos resultados.


6: USE PADRÕES ABERTOS, expondo os dados para acesso dos agentes envolvidos e impactados pelo projeto. 


7: REUTILIZE E MELHORE, use, modifique e estenda ferramentas, plataformas e estruturas existentes sempre que possível.


8: NÃO FAÇA MAL, avaliando os riscos para a segurança e proteção dos interesses dos utilizadores finais.


9: SEJA COLABORATIVO, envolvendo diversos conhecimentos, documentando-os em trabalhos, resultados, processos e melhores práticas e compartilhando-os amplamente.


¹ Fonte: http://www.undp.org/

² Esses princípios de inovação foram endossados pelos seguintes parceiros: UNDP, UNICEF, USAID, Gates Foundation, EOSG Global Pulse, WFP, WHO, HRP, OCHA, SIDA, IKEA Foundation, UN Foundation, and UNHCR.



Vamos refletir juntos?

18 visualizações