• 3 é Par

Qual o papel das empresas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


Iniciamos, no artigo anterior, uma série sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em nosso primeiro artigo, compartilhamos um panorama geral sobre o tema. Se você não conferiu, fica aqui o convite. Basta clicar!


Hoje, nosso artigo, tem como foco o cenário empresarial! Traremos reflexões sobre o papel das empresas na implementação dos ODS. Vamos lá?!


Como já vimos, os ODS envolvem variadas temáticas, como erradicação da pobreza, saúde, educação, dentre outros. Esses objetivos foram adotados pelas Nações Unidas, em 2015, com o objetivo de orientar as políticas até 2030. Trata-se de uma sucessão e atualização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram estabelecidos no ano 2000, também com duração de 15 anos.


Dentre as principais alterações entre as ODM e ODS, está o envolvimento do setor empresarial de forma mais concreta. Pela primeira vez, o setor está sendo fortemente considerado como parte da solução. Quer um exemplo? Veja só!


Segundo o CEBEDS, ao longo de todo o documento que apresentou os ODM, o setor empresarial foi citado pouco mais de duas vezes. Já no recente documento que apresenta os ODS, o setor foi citado mais de 40 vezes. Certamente, esse é apenas um indicador simples, mas que reflete a expectativa do engajamento das empresas no cumprimento da Agenda 2030.


Nesse contexto, as empresas desempenham um papel fundamental no cumprimento das 169 metas contidas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Empresas de todos os tamanhos, setores e lugares são chamadas a contribuir para os ODS!


Por sua capacidade de investimento e inovação, o setor empresarial é percebido como um ator que pode contribuir de forma imprescindível. Além de já deter um vasto conhecimento de tecnologias e de processos de gestão inovadores para uma economia mais sustentável, por meio da implementação das metas dos ODS, esse conhecimento empresarial torna-se ainda mais valioso, especialmente devido às parcerias estabelecidas com outros setores da economia para este fim.


O fato de uma empresa assumir os ODS significa que ela poderá estar mais preparada para atender as necessidades dos seus clientes, relacionar-se melhor com os stakeholders e melhorar o seu desempenho nos aspectos sociais, ambientais e econômicas.


E a sua organização já assumiu este compromisso? Iniciativa já são realizadas? Conte para gente!


Quer conversar mais sobre Sustentabilidade e Relacionamento Institucional? Marque um papo por aqui!


Confira outros conteúdos em nossa página nas redes sociais! Siga:

Facebook: @3eparconsultoria

Instagram: @3eparconsultoria

LinkedIn: @3eparconsultoria





29 visualizações